Jornal Cruzeiro do Sul


24/11/14 | Sorocaba SP

Materia

  • Imprimir
  • Enviar
| CASA & ACABAMENTO

Como escolher a melhor lavadora de alta pressão

O uso de lavadoras de alta pressão pode facilitar, e muito, a limpeza de diversos ambientes residenciais. Há várias opções de produtos no mercado, mas como saber qual o mais indicado para as diferentes necessidades dos consumidores? O diretor geral da JactoClean - fabricante de lavadoras de alta pressão -, Antonio Luis Francisco, diz que "é preciso analisar aspectos como tipo de sujeira, áreas a serem lavadas, tempo disponível para a limpeza e frequência de uso da máquina", afirma.

 

Ele explica que o mais importante é o consumidor ter a noção do porte de sua residência. "Se a casa tem piscina, quadra de esportes ou mais de um veículo, por exemplo, a máquina precisa ser diferente da lavadora indicada para uma residência menor", aponta.

 

Essas questões estão diretamente relacionadas à durabilidade das máquinas, que pode variar conforme o tempo de uso. O mercado oferece desde máquinas com vida útil de 70 horas até modelos com durabilidade de 500 horas.

 

O tipo de motor e o material de fabricação da bomba também são dois indicadores para se identificar a vida útil de uma lavadora de alta pressão: motor de indução e bomba de alumínio são superiores ao motor universal (escova) e à bomba de plástico.

 

A segurança também deve ser considerada na hora de adquirir uma lavadora de alta pressão. Há dois sistemas disponíveis:

 

. Stop Total desliga o motor automaticamente quando o jato de água é interrompido. Este modelo também aumenta a vida útil das vedações da bomba e permite economia de energia elétrica;

 

. A versão By Pass exige que o usuário desligue a chave sempre que parar de utilizar a máquina, por isso é mais indicada para famílias com crianças, que não conseguirão acionar a lavadora caso apertem o gatilho.

 

Outro ponto de atenção é a voltagem da máquina, que deve corresponder à da residência: 127 V ou 220 V.

 

Em relação à pressão, o mais importante para quem está comprando a lavadora é saber se a pressão informada é a pressão nominal de trabalho ou a pressão máxima admissível. O que vale para definir a capacidade de uma lavadora é a relação pressão nominal mais a vazão, também nominal.

 

O diretor da JactoClean alerta para o fato de que o consumidor não deve comprar uma lavadora de alta pressão com base somente no preço, por tratar-se de um produto bastante complexo.

 

Notícia publicada na edição de 17/06/12 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno Casa e Acabamento - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Publicidade

Publicidade

comments powered by Disqus



cruzeirodosul.inf.br

Desenvolvimento:

Jornal Cruzeiro do Sul - Direitos Reservados

Faça uma assinatura

Por que ".inf.br"?

Os domínios ".inf.br" destinam-se a meios de informação, como rádios, jornais, bibliotecas, etc.

Acessar a versão móvel