Jornal Cruzeiro do Sul


02/10/14 | Sorocaba SP

Materia

  • Imprimir
  • Enviar
| CAMPUS PARTY

Diretor da Fundação Mozilla apresenta sistema mobile

Firefox OS opera em smartphones que serão vendidos no Brasil a partir do segundo semestre deste ano
 
Thiago Arioza
thiago.arioza@jcruzeiro.com.br


"A Web foi projetada para ser um 'Lego'. Existimos para manter esse Lego crescendo e queremos manter isso vivo com esse telefone que todos nós teremos daqui pra frente". Foi com essa comparação que Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation, provocou o público da Campus Party a aderir à plataforma Firefox OS, sistema operacional para dispositivos móveis em código aberto, apresentado nesta semana em versão de testes.

O aparelho com o novo sistema deverá ser vendido no Brasil a partir do segundo semestre deste ano, conforme anúncio de Antônio Carlos Valente, presidente da Telefonica-Vivo. A operadora recebeu 174 aparelhos já homologados para distribuição entre desenvolvedores.

Divulgação

Aparelhos com o novo sistema foram sorteados entre desenvolvedores na Campus Party


A proposta, segundo Surman, é levar para o universo dos smartphones o mesmo conceito dos demais produtos da fundação, a exemplo do navegador Firefox. Isso significa que o Firefox OS é um sistema acessível para que todos os interessados possam explorá-lo e contribuir com aprimoramentos e o desenvolvimento de aplicativos.

O lançamento, no entanto, será desafiador, já que a Apple e o Google dominam 92% do mercado mobile com o iOS e o Android, respectivamente. "Duas empresas controlam o sistema de distribuição de conteúdo com plataformas que não são acessíveis. São dispositivos ótimos e lindos, mas produtos de consumo e não plataformas que podemos desmontar e reconstruir. Quero que mundo funcione como Lego e plataformas fechadas não permitem isso", criticou

Apesar de tudo, o atual cenário do mercado não tira o otimismo da Mozilla, pois seu maior representante acredita que em alguns anos terá conquistado a preferência dos usuários, assim como ocorreu a partir de 2003, quando os computadores ao redor do mundo utilizavam o Internet Explorer, da Microsoft, gradativamente substituído por Firefox pela maioria dos usuários da época.

Educação

Para o chefe da Mozilla, aprender a programar é tão importante quanto ler e escrever. Baseado neste mesmo preceito, Mark divulgou também o Mozilla Web Maker, site que oferece ferramentas para os usuários a aprenderem linguagem de programação ao criar conteúdo criativo e de forma divertida. O uso do serviço é estimulado com a obtenção de medalhas virtuais, correspondentes aos níveis de aprendizado alcançados por cada integrante da rede de programadores em formação. "Tão importante quanto manter web aberta, é fazer entender como o 'Lego' funciona e como lidar com ele. Convidamos pessoas a fazer isso todos os dias", enfatizou.

O evento

A Campus Party, maior evento de tecnologia do Brasil, reúne mais de 7 mil pessoas que acompanham centenas de atividades sobre inovação, ciência, cultura e entretenimento digital. Da última terça-feira até este sábado, palestras, debates e oficinas transformam o Anhembi Parque, em São Paulo, no principal ponto de encontro de importantes comunidades digitais. A festa, que conta com um acampamento e uma área de acesso gratuito ao público, acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.

A Arena e o acampamento são de acesso exclusivo aos participantes. Quem não comprar ingresso, pode visitar gratuitamente a área Expo e conferir novidades e participar das ações de marcas do ramo da tecnologia. O Anhembi Parque fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, com acesso pela Marginal Tietê.


Publicidade

Publicidade

comments powered by Disqus



cruzeirodosul.inf.br

Desenvolvimento:

Jornal Cruzeiro do Sul - Direitos Reservados

Faça uma assinatura

Por que ".inf.br"?

Os domínios ".inf.br" destinam-se a meios de informação, como rádios, jornais, bibliotecas, etc.

Acessar a versão móvel