Jornal Cruzeiro do Sul


24/04/14 | Sorocaba SP

Materia

  • Imprimir
  • Enviar
| IMPOSTO DE RENDA

Receita Federal divulga cronograma da restituição

Até 18h de ontem, mais de 45 mil contribuintes ainda não haviam prestado contas com o Leão
Amilton Lourenço
amilton.lourenco@jcruzeiro.com.br

Venceu ontem, às 23h59, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). De acordo com relatório emitido às 18h, pela Delegacia Regional da Receita Federal, um total de 45.420 contribuintes de Sorocaba e região ainda não haviam prestado contas com o Leão, o que representava 12% das 375 mil declarações que estavam sendo aguardadas pelo órgão federal. Em Sorocaba, o índice era um pouco maior - 13% -, já que das 150 mil declarações esperadas, 125.280 foram recebidas pela Receita. No mesmo horário, os números nacionais indicavam que dos 26 milhões de documentos esperados, 25,15 milhões já se encontravam no banco de dados da Receita.

O auditor fiscal, Edson Gonzales da Rocha, considerou o movimento normal e afirmou que, até aquele horário, não haviam sido registrados congestionamentos no sistema. "Os números nacionais estão bem atualizados, mas os regionais apresentam um pequeno atraso. Portanto, creio que os números de Sorocaba e região estejam mais próximos do que esperávamos (375 mil declarações)", avaliou Rocha. "Somente na quinta-feira pela manhã é que teremos um número preciso sobre a quantidade de declarações entregues", complementou o auditor. A multa mínima para quem não entregou a declaração até o horário máximo de ontem é de R$ 165,74 e pode atingir até 20% do imposto devido.
 
Restituição
 
A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União de ontem o cronograma de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2013, ano-base 2012. O primeiro lote de restituição está agendado para o dia 17 de junho. Os demais serão pagos até dezembro nas seguintes datas: 2º lote, em 15 de julho de 2013; 3º lote, em 15 de agosto de 2013; 4º lote, em 16 de setembro de 2013; 5º lote, em 15 de outubro de 2013; 6º lote, em 18 de novembro de 2013; e 7º lote, em 16 de dezembro de 2013.

"Terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas portadoras de deficiência, física ou mental, ou de doenças consideradas graves", informa Rocha. Na sequência, deverão ser liberadas as restituições segundo a ordem de envio da declaração à Receita. "É bom lembrar que em qualquer uma das situações, é necessário que não haja nenhuma pendência ou irregularidade", afirma. Conforme a Receita, o valor a restituir será colocado à disposição do contribuinte na agência bancária indicada na declaração.
Notícia publicada na edição de 01/05/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Publicidade

Publicidade

comments powered by Disqus



cruzeirodosul.inf.br

Desenvolvimento:

Jornal Cruzeiro do Sul - Direitos Reservados

Faça uma assinatura

Por que ".inf.br"?

Os domínios ".inf.br" destinam-se a meios de informação, como rádios, jornais, bibliotecas, etc.

Acessar a versão móvel