Jornal Cruzeiro do Sul


30/09/14 | Sorocaba SP

Materia

  • Imprimir
  • Enviar
| REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA

Salto de Pirapora espera desenvolvimento na educação e indústria


Fernando Guimarães
fernando.guimaraes@jcruzeiro.com.br

Conurbada com Sorocaba e Piedade, Salto de Pirapora quer desenvolver-se na área industrial e na educação, principalmente para a formação de mão de obra qualificada para atender às empresas que estão-se instalando na região. Com a criação da Região Metropolitana de Sorocaba, o prefeito da cidade Santelmo Xavier Sobrinho (PMDB) espera resolver o problema da mobilidade urbana; inclusive aposta na melhoria das condições de tráfego dos salto-piraporenses com a duplicação da rodovia João Leme dos Santos, a SP-264, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora.



"A gente está esperançoso com a duplicação da SP-264, pois vai melhorar a mobilidade, e a estrada certamente vai trazer desenvolvimento para o município. Como disse certa vez Washington Luís: "Governar é abrir estradas", pois isso leva o desenvolvimento para as cidades", comenta o prefeito. Washington Luís Pereira de Sousa foi o 13º presidente do Brasil e último presidente da República Velha, além de ter sido o 11º presidente do Estado de São Paulo, no começo do século passado.

"A região metropolitana no meu entendimento é muito importante e começa pelo transporte coletivo. Hoje, temos dificuldade com o transporte para Sorocaba. A região metropolitana abrirá condições de termos mais empresas e de melhorarmos o transporte coletivo", afirma Santelmo, que está com 63 anos. Diz que o setor industrial é essencial para o desenvolvimento da cidade, mas preocupa-se também com o destino dos resíduos sólidos. "Precisamos discutir juntos o destino final dos resíduos sólidos, que é de interesse de todos", observa.

Com relação à mobilidade urbana, Santelmo não se esquece das vicinais. "Tenho uma proposta com o governo do estado para pavimentação da estrada que corta o bairro dos Leites, entre Salto de Pirapora e Piedade." Esse bairro citado pelo prefeito fica entre os dois municípios, reforçando a conurbação característica das cidades. "O bairro pertence aos dois municípios, e a área rural é grande, por isso a importância da melhoria da estrada, para melhorar o escoamento dos produtos e a locomoção dos habitantes", diz.

Santelmo também quer investir na formação tecnológica. "A Câmara (de Vereadores) aprovou convênio da Prefeitura com o Centro Tecnológico Paula Souza para, a partir do ano que vem, Salto de Pirapora ter cursos tecnológicos, além de outros técnicos. Muitas empresas vêm-nos procurando e já assinamos alguns contratos, então, estamos preparando a população para o trabalho e para o desenvolvimento", ressalta. A qualificação da mão de obra é um dos pontos considerados essenciais pelo prefeito para o desenvolvimento da cidade.

Para este ano, Salto de Pirapora trabalha com orçamento de R$ 101 milhões, tem cerca de 50 mil habitantes pelos cálculos do prefeito e gera mais de R$ 411 milhões de Produto Interno Bruto (PIB). Distante 121 quilômetros da capital paulista, a cidade faz limite territorial com os municípios de Votorantim, Piedade, Pilar do Sul, Araçoiaba da Serra, Sorocaba e Sarapuí. Em 24 de junho completou 107 anos de fundação. No município, está situado um dos principais pontos de mergulho técnico do Brasil, a Pedreira.
Notícia publicada na edição de 03/08/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 12 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Publicidade

Publicidade

comments powered by Disqus



cruzeirodosul.inf.br

Desenvolvimento:

Jornal Cruzeiro do Sul - Direitos Reservados

Faça uma assinatura

Por que ".inf.br"?

Os domínios ".inf.br" destinam-se a meios de informação, como rádios, jornais, bibliotecas, etc.

Acessar a versão móvel