Jornal Cruzeiro do Sul


20/12/14 | Sorocaba SP

Materia

  • Imprimir
  • Enviar
| ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Você é aquilo que você come

Comer corretamente é uma questão de hábito. Quanto mais cedo começar, melhor!


Telma Silvério
telma.silverio@jcruzeiro.com.br

É claro que na hora do recreio bate aquela vontade enorme de comer coisas saborosas, mas que nem sempre são tão saudáveis. O nosso estômago ronca, e antes mesmo de tocar o sinal vem o cheirinho de gostosuras. Não é assim mesmo? Para quem costuma levar lancheira na escola é importante prestar atenção no que colocar nela. Também deve ficar atento quem gosta das guloseimas da cantina. Isso não quer dizer que você não deva comer aquela coxinha, rissoles ou x-burguer.
 
Você pode consumir todas essas delícias sim, mas com moderação. A equipe do Cruzeirinho esteve no Colégio Sírius, no Jardim Gonçalves, onde conversou com alguns alunos para saber o que comem no intervalo. Nós ainda perguntamos se costumam tomar o café da manhã antes de sair de casa para encarar mais um dia de aula. Acompanhe nosso bate papo.
 
Cheirinho de "chulé"
 
"Sempre trago uma ou duas frutas, além de bolacha doce, iogurte ou um suco. Prefiro suco do que refrigerante", comenta a estudante Mariana Camilo Devasto, de 9 anos. As frutas encontradas em sua lancheira normalmente são: banana, maça ou então pêssego, quando é época. Mariana conta que sua mãe é quem prepara tudo. "Ela sabe o que eu gosto e às vezes eu escolho o que levar. Mas eu como tudo isso em casa, principalmente frutas." Sayury Vitória Gama Yumitu, 8, também não esquece das frutas em sua lancheira. "Trago maçã ou laranja. Ainda um suco, bolacha, e às vezes iogurte." A aluna diz que tanto o pai quanto a mãe se encarregam do seu lanche.

O Igor Petruci de Bortoli, 6 anos, disse que compra lanche na cantina da escola. Às vezes come alguma fruta, mas prefere mesmo os salgadinhos industrializados, aqueles famosos pelo cheirinho de "chulé". Igor explica que nem sempre toma café da manhã antes de sair. "Às vezes como na padaria." Já a Ana Beatriz Garcia Souza, 8, afirma que não toma café da manhã. Na escola gosta de comer esfirra ou enroladinho, e tomar suco. Os salgadinhos da cantina não são fritos, conta Theo Henrique de Castro Mora, 10. Ele diz que gosta de coxinha e de refrigerante. "Quando dá eu também compro balas." Theo disse que toma somente café com leite antes de pegar a van escolar.

Por volta das 13h, quando chega em casa, Theo está "morrendo" de fome, então almoça. Três vezes por semana a Maria Luisa Aparecida de Miranda, 10, estuda em período integral, das 7h30 às 17h. "Tem dia que levo lanche, ou como na cantina." Apaixonada por refrigerante, ela explica que está "cortando" a bebida. "É que está fazendo mal pra mim. Dói minha barriga." Mas em sua lancheira os salgadinhos industrializados revezam-se. Em casa a história é outra. "De manhã como pão integral com queijo ou manteiga, e tomo suco. Também gosto muito de salada, inclusive lanche que vai salada. Gosto de alface, brócolis, espinafre e peixe. Só não gosto muito de arroz e feijão", confessa.

Notícia publicada na edição de 27/10/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4/5 do caderno Cruzeirinho - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Publicidade

Publicidade

comments powered by Disqus



cruzeirodosul.inf.br

Desenvolvimento:

Jornal Cruzeiro do Sul - Direitos Reservados

Faça uma assinatura

Por que ".inf.br"?

Os domínios ".inf.br" destinam-se a meios de informação, como rádios, jornais, bibliotecas, etc.

Acessar a versão móvel