Jornal Cruzeiro do Sul


22/10/14 | Sorocaba SP

Materia

  • Imprimir
  • Enviar
| TRAGÉDIA NO VALE

Comunidade arrecada donativos para Itaóca


Adriane Mendes
adriane.mendes@jcruzeiro.com.br

A situação de calamidade pública que assolou a cidade de Itaóca, no Vale da Ribeira, que desde domingo vem sofrendo com as consequências da chuva atípica que atingiu o município com pouco mais de 3 mil habitantes, mobilizou a cidade de Sorocaba, com diversos postos de arrecadação de donativos. A iniciativa partiu de itaoquenses que vivem aqui, bem como de empresas e órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros e o Escritório Regional de Planejamento (Erplan).

Uma das iniciativas partiu de dois rapazes naturais da cidade castigada pela chuva, e que há anos residem em Sorocaba, onde trabalham e estudam. Um deles é Jonathan Lima, que conseguiu apoio de diversos comerciantes de Sorocaba e também de Votorantim, para que os estabelecimentos funcionem como postos de arrecadação. Seu telefone, para informações, é o 99791-8241. Os postos elencados por ele, como os demais, estarão relacionados ao lado. Seu conterrâneo, Josimar Ribeiro, que trabalha na Maison Bertim, mobilizou os colegas de trabalho para arrecadação de dinheiro, com a finalidade exclusiva de conseguir enviar água. A ação foi acatada também pelo comerciante Paulo Bertim, que em 1997 já contribuiu para enviar água para Apiaí, que naquela ocasião foi a cidade devastada. Segundo ele, sua loja, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 1300, no Alto da Boa Vista, está à disposição para quem quiser ajudar e se informar com seu funcionário Josimar, cujo telefone também está à disposição para informações: 99797-6423.

Outro comércio de Sorocaba que também aderiu à ação solidária é a Vemar Distribuidora 3M Sorocaba, que lançou a campanha SOS Itaóca. Nessa campanha também está inserida a Di Cid Doces da Vila Hortência, como ponto de arrecadação. Os organizadores pedem para que as pessoas colaborem nem que seja com uma garrafa de água mineral.

Marcos Leão, responsável por uma rede de rádios via internet, que reside em Votorantim, também colabora, colocando cartazes em vários estabelecimentos comerciais da cidade vizinha, bem como deixando seus telefones também à disposição, bem como o seu site. Os telefones são 98128-6490, 99833-7700, 98809-4090, e 99128-2553. O site é www.redestudio.com.br.

Dos órgãos estaduais, todas as unidades do Corpo de Bombeiros de Sorocaba e das cidades próximas são pontos de arrecadação, e o Escritório Regional de Planejamento (Erplan), da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo, também está com sua sede, no Jardim Santa Rosália, como local para arrecadar donativos, das 8h30,às 17h30. Seu diretor, José Carlos Barbosa Júnior, disse que as pessoas necessitam de muita água, além de alimentos não perecíveis, e produtos de higiene pessoal e de limpeza. Natural da cidade de Apiaí e cidadão itaoquense, ele disse que o que ocorreu foi atípico, mas que o Erplan vai acompanhar o orçamento e as liberações dos recursos para infraestrutura urbana da cidade, que até no início da noite computava 14 mortos, havendo ainda desencontro de informações sobre o número de desaparecidos, que girava em torno de oito ou 16 pessoas. Ontem, 35 bombeiros do 15º Grupamento de Bombeiros, com sede em Sorocaba, faziam a varredura em busca de vítimas, mas o maior medo era de que voltasse a chover.

Vale frisar que todo material arrecadado será entregue no sábado, e por isso as doações devem ser feitas até sexta-feira.

Sorocaba

Corpo de Bombeiros - Posto Santa Rosália: avenida Dom Aguirre, 2.233, Jardim Santa Rosália
Corpo de Bombeiros - Posto Cerrado: rua Bento Manuel Ribeiro, 125, Vila São Caetano
Corpo de Bombeiros - Éden: avenida Independência, 4.193, Éden
Loja Cartucho.com: rua 7 de Setembro, 167
Mercado Imperador - rua Emílio Ramos, 9, Quintais do Imperador
Estúdio Rádio e TV - rua José Carlos do Nascimento, 120, Quintais do Imperador
Restaurante La Gusta - praça de Alimentação do Carrefour Esplanada (avenida Professora Izoraida Marques Peres, 401, Parque Campolim)

Vemar Distribuidora 3M Sorocaba - avenida Dr. Armando Pannunzio, 680, Jardim Vera Cruz. (Quem não puder levar pessoalmente as doações pode entrar em contato com o SOS Itaóca, em Sorocaba, que se dispõe a buscar os donativos nos endereços informados pelo telefone 15-9.9784-9998 (falar com Alexandre), ou pelo e-mail dgmiguel@terra.com.br. Os voluntários sugerem que funcionários de empresas reúnam doações no local de trabalho e levem até um posto de arrecadação ou solicitem a retirada dos donativos.

Dicid Doces - rua Anselmo Todesco, 102, Vila Hortência
Erplan - avenida Pereira da Silva, 915, no Jardim Santa Rosália

Votorantim

Corpo de Bombeiros: av. 31 de Março, 677
Barracão - rua Dimas da Cunha, 228, Rio Acima (telefonar com antecedência para Josimar ou Jonathan Lima: (15) 9979-76423, 99791-8241

Matérias Relacionadas
Educação realiza mega campanha de doações para desabrigados de Itaoca
'Tsunami' de Itaoca pode ter deixado 20 mortos
23 pessoas morreram em Itaóca por conta de temporal
Bombeiros de São Roque auxiliam nos resgates em Itaoca
Após a tragédia, município começa a receber donativos
Após a tragédia, município começa a receber donativos
'O importante mesmo são as nossas vidas'
Bombeiros reduzem o efetivo
A hora é de limpeza e solidariedade
Caminhão leva donativos às vítimas das chuvas
Doações de Sorocaba chegam a Itaoca
Prefeitura de Sorocaba faz campanha para ajudar as vítimas da chuva em Itaóca

Publicidade

Publicidade

comments powered by Disqus



cruzeirodosul.inf.br

Desenvolvimento:

Jornal Cruzeiro do Sul - Direitos Reservados

Faça uma assinatura

Por que ".inf.br"?

Os domínios ".inf.br" destinam-se a meios de informação, como rádios, jornais, bibliotecas, etc.

Acessar a versão móvel